O açúcar
Composto por trinta e três versos brancos( sem rimas) e irregular es quanto ao número de sílabas poéticas. Este poema faz uma reflexão sobre o produto açúcar desde seu cultivo até chegar à mesa do consumidor. O açúcar foi o segundo produto explorado no Brasil durante a colonização e foi a base da economia nessa época. A primeira estrofe lembra que para que o açúcar seja consumido alguém trabalha para que isso aconteça. Na segunda estrofe é mencionado que alguém usufrui de um produto mas que este alguém não o fez e que para que esse branco açúcar fosse degustado muitas vidas foram "sacrificadas". A quarta estrofe lembra que o processo que vai desde o cultivo da cana até chegar às nossas mesas encarecem o preço final deste produto. A quinta e sexta estrofes relembram que alguém plantou, colheu e sofreu para que esse açúcar fosse fabricado, trabalhando em condição de escravos nas usinas a mercê da sorte, sob o julgo pesado do trabalho braçal fazendo com estes trabalhadores tenham baixa expectativa de vida. O poema termina com uma denúncia por meio de antítese e paradoxos " usinas escuras" "açúcar branco"/ "vida amarga" " açúcar que adoça" o café de muitos. Este espetacular escritor maranhense costuma através de seus poemas fazer denúncias sociais e com "O Açúcar" não foi diferente, aqui é mencionada a dura vida dos cultivadores e cortadores de cana-de-açúcar bem como a de todos que trabalham nos verdes campos e nas " usinas escuras" para que poucos lucrem as custas de canaviais espalhados por todos o Brasil. Hoje muitos direitos desses trabalhadores já foram conquistados mas ainda há muito mais por conquistar.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
1) O texto acima é um texto literário, indique marcas da linguagem literária no poema.
2)O que é denunciado no poema?
3)Na sua opinião por que os homens que plantam e colhem a cana morrem aos vinte e sete anos de idade?
4)Leia:
" Em usinas homens de vida amarga e dura produziram este açúcar branco e puro"
A ideia central contida no verso é de:a) trabalho
b) adversidade
c) tempo
5) "O branco açúcar que adoça meu café " . O pronome relativo que retoma a que palavra?
6) Na sua opinião que atitudes devem serem tomadas para que os trabalhadores da indústria canaveira sejam favorecidos de modo a terem condições de trabalhos mais dignas?
7)Produza um texto sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que trabalham no cultivo, corte e processamento da cana -de - açúcar. ( o texto pode ser descrito, narrativo, dissertativo ou em forma de poema).
REFERÊNCIAS
GULLAR, Ferreira. toda Poesia . 8 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
Qual é a resposta da 6)
ResponderExcluir/?????
Qual a visão crítica d sociedade no último quadro do texto??
ResponderExcluira antítese entre a doçura do açúcar e amargura da vida do trabalhador, a brancura do açúcar e a escuridão da vida do mesmo pois para produzir esse açúcar doce e branco há um trabalho pesado e sofrido muitas vezes desvalorizado a beira do trabalho escravo como era nos primeiros engenhos ,essa realidade mudou mas não muito
ExcluirQual a visão crítica d sociedade no último quadro do texto??
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirQual é a resposta da 1
ResponderExcluirEscreva com suas palavras o que você entendeu do poema,o que ele transmite
ResponderExcluirAlguém sabe a resposta???
como o eu lirico caracteriza o açucar?
ResponderExcluirGente me responde no momento de adoçar o seu café o poeta percebe que o açúcar que usa tem uma longa história. Quais são as reflexões do poeta.
ResponderExcluir