ESCOLA MUNICIPAL “RISONHA
PROJETO PEDAGÓGICO
A SOLETRAÇÃO COMO RECURSO OTIMIZADOR DA ESCRITA
CORRETA
ALDEIAS ALTAS –
MA
2013
Projeto pedagógico
A soletração como recurso otimizador do processo da
escrita correta
Francisca Luciene Santos da Silva
ALDEIAS ALTAS –
MA
2013
1-TÍTULO
A soletração como
recuso otimizador do processo da escrita correta.
2- PÚBLICO ALVO
Alunos do 6º ao 9º ano
do Ensino fundamental, na modalidade regular do vespertino da Escola Municipal
“Risonha”.
3- DINAMIZADOR (A)
Professora
Francisca Lucilene Santos da Silva
4-OBJETIVOS
- Demonstrar a importância da ortografia no processo da aprendizagem da norma culta da Língua Portuguesa pelos alunos;
- Ampliar as habilidades de leitura, melhorando as competências linguísticas dos discentes;
- Familiarizar os alunos com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
5-JUSTIFICATIVA
O ensino da ortografia
é importante porque esta serve para unificar os diferentes tipos de falares
existentes em uma língua, pois se não houvesse uma norma para se escrever as
palavras, cada falante as falaria e as escrevia do jeito que melhor lhe
conviesse dificultando assim o processo de comunicação. A prática da escrita
correta está apoiada em quatros aspectos linguísticos: letra, palavra, frase e
texto. Enfatizar-se-á neste trabalho, a palavra por se tratar de ortografia.
Para que se reproduzam na escrita as palavras
de nossa língua emprega-se os sinais gráficos chamados letra, mas para que
a escrita de uma determinada palavra seja considerada correta, é preciso levar
em consideração as notações léxicas, que são um conjunto de sinais, que indicam
a pronúncia exata de cada palavra, esses sinais são os acentos (agudo,
circunflexo, cedilha, hífen e til) sendo estas peças fundamentais no processo
da escrita correta chamada de ortografia do grego orthographia (ortho= correto;
graphia=escrita).
Uma das maneiras entre
tantas outras que pode ser usada para o melhoramento da ortografia é a
soletração de palavras, uma vez que, soletrar é pronunciar devagar, proferindo
as sílabas, letra por letra, levando em consideração as notações léxicas antes
mencionadas. A atividade de soletração vai muito além de escrever corretamente
uma palavra, pois, para que isso aconteça é preciso o (a) soletrador (a) esteja
a par da etimologia e do significado da palavra em questão, isto é, ficar
frente à forma e o conteúdo da língua. Diante disso pode se tomar a seguinte
explanação (Cesta/sexta) tem-se nesse caso que saber o significado das duas
palavras, para se conseguir êxito, assim sendo, cesta é utensílio de
palha usado para carregar algo, enquanto que, sexta significa o sexto
dia da semana;
O
ato de soletrar pode ser bem proveitoso para o aluno, pois essa técnica pode
ajudar no desenvolvimento cognitivo da educando, melhorando seu raciocínio
lógico, aguçando o gosto pela leitura além de alargar o horizonte linguístico
no que tange ao aprendizado de novas palavras antes desconhecidas pelo
descente.
6-METODOLOGIA
O presente projeto será
realizado em quatro etapas complementares:
·
Inscrição dos interessados;
· Primeira seletiva: será realizada turma
por turma, de onde sairão apenas três representantes;
·
Semifinal: os representantes de cada
turma concorrerão entre si em caráter eliminatório a cinco vagas, para disputar
a final;
·
Final: os cinco finalistas concorrerão
entre si em caráter eliminatório, saindo apenas um vencedor.
7-RECUROS
- Brindes
- Troféu
- Medalhas
- Xerox
- Som
- Quadro acrílico
- Microfone
9-CULMINÂNCIA
Sexta-feira cinco de
dezembro do ano de dois mil e treze (05/10/2013), no turno vespertino, quando
serão apresentados os resultados da atividade proposta de acordo com
metodologia apresentada e obedecendo às regras que seguem em anexo.
ANEXOS
v TEXTOS-BASES
O Projeto será
realizado com base nos seguintes textos (contos):
ü Minidicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa
(Caldas Aulete)
ü Felicidade Clandestina (Clarice Lispector);
ü O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry
v REGRAS
O projeto “A soletração
como Recursos Otimizador doPprocesso da Escrita Correta” (SOLETRANDO), será realizado obedecendo às seguintes regras.
ü 1
- O aluno concorrente deverá ser aluno regulamente matriculado na Escola
Municipal “Risonha”;
ü 2
- A pré-seletiva será realizada por meio de palavras aleatórias retiradas de um
dicionário, observando o nível vocabular de cada ano;
ü 3
- Os alunos pré- selecionados receberão um texto (conto) que servirá de base
nas escolhas das palavras que serão utilizados na semifinal;
ü 4
- Os alunos finalistas receberão outro texto (livro) de onde sairão todas as
palavras que virão a serem utilizadas na grande final;
ü 5
- Se houver esgotamento do banco de palavra retiradas do texto-base (livro), a
atividade será prosseguida com palavras aleatórias retiradas de um banco de
palavras extras;
ü 6
- A atividade de soletração será iniciada obedecendo à ordem alfabética dos
nomes dos concorrentes;
ü 7
- A primeira rodada não terá caráter eliminatório, servindo apenas como uma
prévia;
ü 8
- A soletrador deverá soletrar a palavra sorteada, podendo esta ser dos níveis:
fácil, médio ou difícil, pois todos os níveis estarão no mesmo banco de dados
de onde sairão as palavras sorteadas;
ü 9
- O aluno deverá soletrar a palavra que lhe for sorteada, obedecendo às normas
do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa;
ü 10
- Uma vez sorteada a palavra, o concorrente poderá se necessário pedir ajuda
aos professores que fazem parte da banca julgadora, no que diz respeito ao
significado da palavra sorteada, bem como sua utilização na frase;
ü 11
- O aluno deverá soletrar sua palavra sorteada pausadamente letra por letra,
observando as notações léxicas (acento agudo e circunflexo, til e cedilha),
quando for conveniente;
ü 12
- Após a soletração da palavra, o aluno deverá permanecer em silêncio, enquanto
um professor (a), parte do júri, dará seu veredito sobre se a palavra está
correta ou não. Havendo incorreção na palavra, o professor (a) deverá fazer as
devidas correções, afim de que o erro fique claro tanto para o aluno quanto para
a plateia;
ü 13
- Havendo por ventura “sopro” por parte da plateia o (a) aluno (a) soletrador
(a) sofrerá penalidade máxima (desclassificação) e o (a) integrante da plateia
que realizou o “sopro”, será convidado (a) a se retirar do recinto, por
atrapalhar a dinâmica do projeto, além de uma advertência que pode implicar
suspensão do (a) mesmo (a);
ü 14
– O (a) vencedor (a) será aquele (a) concorrente que acumular maior número de
pontos, ou seja, o último (a) a ser eliminado (a);
ü 15-
Os (as) alunos (as) finalistas poderão convidar seus pais ou responsáveis para
assistirem a culminância do projeto.
ü 16-
Durante a execução da culminância do projeto, não será permitida a entrada de
pessoas que não façam parte do corpo da escola (exceto os pais ou responsáveis
dos alunos finalistas), por se tratar de um projeto que exige muita
concentração por parte dos participantes.
Dê-se ciência.
Cumpra-se.
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