quarta-feira, 7 de maio de 2014

I SOLETRANDO ESCOLA MUNICIPAL “RISONHA” - ALDEIAS ALTAS - MA
























ESCOLA MUNICIPAL “RISONHA


PROJETO PEDAGÓGICO
A SOLETRAÇÃO COMO RECURSO OTIMIZADOR DA ESCRITA CORRETA


ALDEIAS ALTAS – MA
2013



                                                       Projeto pedagógico
A soletração como recurso otimizador do processo da escrita correta

                                                                                  Francisca Luciene Santos da Silva
      

ALDEIAS ALTAS – MA
2013

1-TÍTULO

A soletração como recuso otimizador do processo da escrita correta.

2- PÚBLICO ALVO

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino fundamental, na modalidade regular do vespertino da Escola Municipal “Risonha”.

 3- DINAMIZADOR (A)

            Professora Francisca Lucilene Santos da Silva

4-OBJETIVOS

  • Demonstrar a importância da ortografia no processo da aprendizagem da norma culta da Língua Portuguesa pelos alunos;
  • Ampliar as habilidades de leitura, melhorando as competências linguísticas dos discentes;
  • Familiarizar os alunos com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

5-JUSTIFICATIVA

O ensino da ortografia é importante porque esta serve para unificar os diferentes tipos de falares existentes em uma língua, pois se não houvesse uma norma para se escrever as palavras, cada falante as falaria e as escrevia do jeito que melhor lhe conviesse dificultando assim o processo de comunicação. A prática da escrita correta está apoiada em quatros aspectos linguísticos: letra, palavra, frase e texto. Enfatizar-se-á neste trabalho, a palavra por se tratar de ortografia.
 Para que se reproduzam na escrita as palavras de nossa língua emprega­­­­-se os sinais gráficos chamados letra, mas para que a escrita de uma determinada palavra seja considerada correta, é preciso levar em consideração as notações léxicas, que são um conjunto de sinais, que indicam a pronúncia exata de cada palavra, esses sinais são os acentos (agudo, circunflexo, cedilha, hífen e til) sendo estas peças fundamentais no processo da escrita correta chamada de ortografia do grego orthographia (ortho= correto; graphia=escrita).
Uma das maneiras entre tantas outras que pode ser usada para o melhoramento da ortografia é a soletração de palavras, uma vez que, soletrar é pronunciar devagar, proferindo as sílabas, letra por letra, levando em consideração as notações léxicas antes mencionadas. A atividade de soletração vai muito além de escrever corretamente uma palavra, pois, para que isso aconteça é preciso o (a) soletrador (a) esteja a par da etimologia e do significado da palavra em questão, isto é, ficar frente à forma e o conteúdo da língua. Diante disso pode se tomar a seguinte explanação (Cesta/sexta) tem-se nesse caso que saber o significado das duas palavras, para se conseguir êxito, assim sendo, cesta é utensílio de palha usado para carregar algo, enquanto que, sexta significa o sexto dia da semana;
            O ato de soletrar pode ser bem proveitoso para o aluno, pois essa técnica pode ajudar no desenvolvimento cognitivo da educando, melhorando seu raciocínio lógico, aguçando o gosto pela leitura além de alargar o horizonte linguístico no que tange ao aprendizado de novas palavras antes desconhecidas pelo descente.  

6-METODOLOGIA

O presente projeto será realizado em quatro etapas complementares:

·           Inscrição dos interessados;

· Primeira seletiva: será realizada turma por turma, de onde sairão apenas três representantes;                                                                                
·           Semifinal: os representantes de cada turma concorrerão entre si em caráter eliminatório a cinco vagas, para disputar a final;

·           Final: os cinco finalistas concorrerão entre si em caráter eliminatório, saindo apenas um vencedor.      

7-RECUROS                                                                                                                                 
  • Brindes
  • Troféu
  • Medalhas
  • Xerox
  • Som
  • Quadro acrílico
  • Microfone

9-CULMINÂNCIA

Sexta-feira cinco de dezembro do ano de dois mil e treze (05/10/2013), no turno vespertino, quando serão apresentados os resultados da atividade proposta de acordo com metodologia apresentada e obedecendo às regras que seguem em anexo.




ANEXOS



v  TEXTOS-BASES

O Projeto será realizado com base nos seguintes textos (contos):

ü  Minidicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa (Caldas Aulete)
ü  Felicidade Clandestina (Clarice Lispector);
ü  O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry


v  REGRAS

O projeto “A soletração como Recursos Otimizador doPprocesso da Escrita Correta”      (SOLETRANDO),  será realizado obedecendo às  seguintes regras.
ü  1 - O aluno concorrente deverá ser aluno regulamente matriculado na Escola Municipal “Risonha”;
ü  2 - A pré-seletiva será realizada por meio de palavras aleatórias retiradas de um dicionário, observando o nível vocabular de cada ano;
ü  3 - Os alunos pré- selecionados receberão um texto (conto) que servirá de base nas escolhas das palavras que serão utilizados na semifinal;
ü  4 - Os alunos finalistas receberão outro texto (livro) de onde sairão todas as palavras que virão a serem utilizadas na grande final;
ü  5 - Se houver esgotamento do banco de palavra retiradas do texto-base (livro), a atividade será prosseguida com palavras aleatórias retiradas de um banco de palavras extras;
ü  6 - A atividade de soletração será iniciada obedecendo à ordem alfabética dos nomes dos concorrentes;
ü  7 - A primeira rodada não terá caráter eliminatório, servindo apenas como uma prévia;
ü  8 - A soletrador deverá soletrar a palavra sorteada, podendo esta ser dos níveis: fácil, médio ou difícil, pois todos os níveis estarão no mesmo banco de dados de onde sairão as palavras sorteadas;
ü  9 - O aluno deverá soletrar a palavra que lhe for sorteada, obedecendo às normas do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa;
ü  10 - Uma vez sorteada a palavra, o concorrente poderá se necessário pedir ajuda aos professores que fazem parte da banca julgadora, no que diz respeito ao significado da palavra sorteada, bem como sua utilização na frase;
ü  11 - O aluno deverá soletrar sua palavra sorteada pausadamente letra por letra, observando as notações léxicas (acento agudo e circunflexo, til e cedilha), quando for conveniente;
ü  12 - Após a soletração da palavra, o aluno deverá permanecer em silêncio, enquanto um professor (a), parte do júri, dará seu veredito sobre se a palavra está correta ou não. Havendo incorreção na palavra, o professor (a) deverá fazer as devidas correções, afim de que o erro fique claro tanto para o aluno quanto para a plateia;
ü  13 - Havendo por ventura “sopro” por parte da plateia o (a) aluno (a) soletrador (a) sofrerá penalidade máxima (desclassificação) e o (a) integrante da plateia que realizou o “sopro”, será convidado (a) a se retirar do recinto, por atrapalhar a dinâmica do projeto, além de uma advertência que pode implicar suspensão do (a) mesmo (a);
ü  14 – O (a) vencedor (a) será aquele (a) concorrente que acumular maior número de pontos, ou seja, o último (a) a ser eliminado (a);
ü  15- Os (as) alunos (as) finalistas poderão convidar seus pais ou responsáveis para assistirem a culminância do projeto.
ü  16- Durante a execução da culminância do projeto, não será permitida a entrada de pessoas que não façam parte do corpo da escola (exceto os pais ou responsáveis dos alunos finalistas), por se tratar de um projeto que exige muita concentração por parte dos participantes.



Dê-se ciência.
Cumpra-se.






















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