UNIDADE
DE ENSINO ANTONIETA CASTELO
ALDEIAS
ALTAS_______/________/_______
PROFESSORA:
FRANCISCA LUCILENE SANTOS DA SILVA
ALUNO(A):_________________________________________________________________N°________
3ª ETAPA
B ( ) C ( )
ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA- 1º BIMESTRE
Leia o texto abaixo :
O Menino Azul (Cecília Meireles)
O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
- de tudo o que aparecer.
O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.
E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.
(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
- de tudo o que aparecer.
O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.
E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.
(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)
1) O texto fala de um menino. De acordo com o que foi
lido este menino:
(a) Sabe ler
(b) Não sabe ler
(c) Quer aprender a ler
2) O texto conta a história de:
(a) Um menino que quer um burrinho
(b) De um
burrinho que quer um menino
(c) Um menino que não gosta de animais
3) O menino quer um burrinho para:
(a) Conversar
(b) Pular
(c) Tomar banho no rio
4) A imagem que ilustra o texto é:
(a) Linguagem verbal
(b) Linguagem
não verbal
(c) Linguagem verbal e não verbal ao mesmo tempo
5)Separe as sílabas das seguintes palavras:
Burrinho_bur-
ri-nho
Passear__pas-se-ar
Montanhas_mon-ta-nhas
Histórias_his-tó-rias
Bichos_bi-chos
Azul_a-zul
Barquinhos_bar-qui-nhos
6) Marque a alternativa correta:
A palavra AZUL é:
(a) monossílaba
(b) trissílaba
(c) dissílaba
(d) polissílaba
7)Complete as palavras com g
ou
j:
su_j_eira
se_j_amos
ti_j_olo
relo_j_aria
_____girafa
bei__jinho
_j_ogo
a_j_eitar
_j_umento
__Jor_g_e
8) Escreva o número de letras e o
número de fonema correspondente a cada palavra abaixo:
Nº de letras
|
N° de fonemas
|
|
Cavalo
|
6
|
6
|
Chácara
|
7
|
6
|
Maxixe
|
6
|
6
|
Fixo
|
4
|
5
|
Feixe
|
5
|
5
|
9) Leia as palavras abaixo, observe os encontros de
consoantes de cada uma delas depois os classifique em encontro consonantal ou dígrafo:
Encontro
Consonantal
|
Dígrafo
|
|
Advogado
|
dv
|
|
Mente
|
nt
|
|
Morro
|
rr
|
|
Floresta
|
fl; st
|
|
Escada
|
sc
|
|
Queda
|
qu
|
|
Muralha
|
lh
|
|
Passado
|
ss
|
|
Exceto
|
xc
|
|
Guerreiro
|
gu; rr
|
10)Circule as sílabas tônica das
palavras abaixo e depois classifique essas palavras em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona
.
Bênção _ paroxítona
Pobreza
_ paroxítona
Gaiola
_ paroxítona
Pilão
_ oxítona
Bacalhau
_ oxítona
Ônibus _ proparoxítona
Médico_ proparoxítona
Armário
_ paroxítona
Água _
paroxítona
Beija-flor
__ oxítona
Diagnóstico
_ proparoxítona
Doer
_ oxítona
Segredo
_ paroxítona
Ouro _ paroxítona
UNIDADE
DE ENSINO ANTONIETA CASTELO
ALDEIAS
ALTAS_______/________/_______
PROFESSORA:
FRANCISCA LUCILENE SANTOS DA SILVA
ALUNO
(A):_______________________________________________________ N°________
4ª
ETAPA “A “
ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA- 1º BIMESTRE
Leia o
texto abaixo para responder as questões de 1-4:
Comida (Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito).
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...
(.....)
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...
(......)
1) De acordo com o texto, as pessoas
para se sentirem realizadas na vida precisam:
(a) De apenas de comida e bebida
(b) De outras coisas além de comida e
bebida
(c) Não precisam de comida e nem de bebida
2) No trecho:
A gente quer saída
Para qualquer parte....
Para qualquer parte....
A ideia expressa é de:
(a) Violência
(b) Liberdade
(c) Paz
3)De acordo com o texto lido,
comida e bebida não sãos suficientes para a
completa felicidade das pessoas, uma vez que estas têm fome e sede de outras
coisas como diversão, arte, dinheiro etc. Com base cite outras
necessidades de que precisamos pra nos sentirmos felizes e realizados
no
mundo.
Resposta pessoal
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)Leia.
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...
Quantas orações há no trecho acima?
4 orações
5) )Observe a oração “Ela
tem uma casa na praia”, o termo Ela é chamado de:
(a) sujeito
(b)
predicado
(c)
núcleo do sujeito
6) Na
oração“ O Brasil é penta campeão
mundial de futebol”, o termo “é
penta campeão mundial de futebol”
se chama :
(a)
sujeito
(b) predicado
(c)
núcleo do sujeito
7)Na
oração “As crianças brincavam
felizes”, o núcleo do sujeito é:
(a) As
(b) crianças
(c)
brincavam
8)"Anoitecia
silenciosamente." Nesta oração temos:
(a)
Sujeito simples
(b) Oração sem sujeito
(c)
Sujeito indeterminado
(d)
Sujeito oculto.
9)Analise
sintaticamente as orações abaixo:
a)
José chegou cansado.
Sujeito:_
José
Núcleo
do sujeito:_ José
Tipo
de sujeito:_ simples
Predicado_
chegou cansado
Núcleo
do predicado:_ chegou/ atrasado
Tipo
de Predicado:- verbo-nominal
b)O
professor já corrigiu as provas.
Sujeito:_
O professor
Núcleo
do sujeito:_ professor
Tipo
de sujeito:_ simples
Predicado_ já corrigiu as provas
Núcleo
do predicado:_ corrigiu
Tipo
de Predicado:_ verbal
c)Todos
ficaram quietos.
Sujeito:_
Todos
Núcleo
do sujeito:_ todos
Tipo
de sujeito:_ simples
Predicado_
ficaram quietos
Núcleo
do predicado:_ quietos
Tipo
de Predicado:_ nominal
10)
Complete com a forma adequada entre parêntese:
a)Não
gosto de falar sobre política. (sob/sobre).
b)Nós
estamos onde?(onde/ aonde).
c) A viagem que fiz para Nova York foi muito boa. (viajem/
viagem).
d)Estou
falando do livro que é para eu ler. Compre-o
para mim( eu/ mim).
e) “
Eu nasci há dez mil anos atrás e não tem
nada nesse mundo que eu não saiba demais”.( há/ a).
Sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário