segunda-feira, 28 de julho de 2014

A MÚSICA E O TEATRO COMO MOTIVADORES DA LINGUAGEM EXPRESSIVA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS-CESC









PROJETO PEDAGÓGICO

A MÚSICA E O TEATRO COMO MOTIVADORES DA LINGUAGEM EXPRESSIVA

















CAXIAS-MA
2009
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS-CESC








PROJETO PEDAGÓGICO

A MÚSICA E O TEATRO COMO MOTIVADORES DA LINGUAGEM EXPRESSIVA
Francisca Lucilene Santos da Silva
Nara Conceição Silva oliveira
















CAXIAS-MA
2009
1.    TÍTULO DO PROJETO

A Música e o teatro como motivadores da linguagem expressiva

2.    PÚBLICO ALVO

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do turno matutino do C.E “Santos Dumont”

3.    DINAMIZADORES

Acadêmicas ueminianas da disciplina Estágio Supervisionado do 3º Ciclo do Ensino Fundamental.

4.    OBJETIVOS

·         Desenvolver a capacidade de comunicação nos alunos através das linguagens verbal e não- verbal contidas na música e no teatro, uma vez que a linguagem artística educa o corpo, suscita a emoção, desenvolve o intelecto e o senso estético;
·         Promover o contato dos alunos com os gêneros teatral e musical no ambiente escolar, visando ampliar seus conhecimentos a respeito desses textos;
·         Ampliar as habilidades de leitura, melhorando suas competências comunicativas através da interação grupal;
·         Demonstrar a importância dos gêneros teatral e musical como recreação, mas também como contribuidores do desenvolvimento intelectual, linguístico e humanístico dos educandos.

5.    JUSTIFICATIVA

A linguagem artística pode ser compreendida como fator importante para o desenvolvimento cognitivo dos educandos, uma vez que esta contribui para a imaginação, fazendo com que se viaje sem sair do lugar, além de desenvolver a expressão corporal, extravasar as emoções e valorizar o estético no que diz respeito a autoestima . Sendo assim, pretende-se dentre as manifestações artística o teatro e a música, não só por estes apresentarem a perspectiva de uma melhor aceitação por parte dos alunos, mas por contribuírem para o aprimoramento das linguagens oral e corporal além de proporcionar os discentes conhecerem vários textos desses gêneros, além de trabalhar a voz, o corpo e a mente. É importante salientar que não se tem a pretensão de formar atores ou cantores, mas sim trabalhar a linguagem e suas possibilidades expressivas e, ainda auxiliar no desenvolvimento do senso crítico.
O teatro tem a capacidade de fazer com que as pessoas experimentem ouras realidade, que sejam outros indivíduos, vivenciando novos sentimentos, como: amor, ódio, rejeição, medo, ciúme, alegria, tristeza etc., que não são seus. O teatro tem relação com o real, pois é a perfeita recriação da realidade em todos seus aspectos, seja no âmbito social, econômico ou cultural. A arte teatral é uma espécie de espelho no qual os seres humanos olham a si próprios como afirma Peixoto (2003, p.12): “incapaz de agir diretamente no processo de transformação social,         (o teatro) age diretamente sobre os homens, que são os verdadeiros agentes da contribuição social”.
Partindo do pressuposto de que o papel da escola é o de educar para avida, busca-se, com isso, melhorar a convivência em sociedade dos educandos bem como aprimorar os aspectos emocionais dos mesmos.
Assim como o teatro, a música faz utilização da voz humana para expressar sentimentos, por isso torna-se evidente a relação entre a música e a linguagem, haja vista que estas se misturam no ato de cantar. A música vocal não pode existir sem a linguagem, a música pode ser concebida como combinações de palavras e sonoridade e as pessoas desse modo registram os seus sentimentos por meio de palavras e melodia. A música não é objetiva como as palavras e, sim sugestiva acentuando estado de alma, como comenta (Andrade, 1972, p.41) “poder sugestivo da música é formidável”.
A música juntamente com o teatro possui um papel social, pois através deles se pode conhecer a história de um povo, sua cultura e seus anseios e desse modo retratam o modo de vida das pessoas, suas crenças e seus valores. Os gêneros teatral e musical assim com a literatura tem o poder de transformação, além de contribuírem para humanização e socialização dos indivíduos. No que diz respeito à música, o coral, faz com que os educandos interajam, ajudando uns aos outros a superarem desafios, pois o coro generaliza a responsabilidade e os sentimentos, contribuindo para o trabalho em conjunto. A realização de ações envolvendo o teatro e a música está vinculada à linguagem, tendo em mente trabalhar as formas de linguagem verbal e não verbal, mostrando que as artes podem muito contribuir para o processo ensino-aprendizagem no que tange aos objetivos da disciplina  Língua Portugesa.

6- METODOLOGIA

·         Seleção de textos que serão trabalhados com os discentes, levando em consideração o nível de aceitação por parte deles e que possuam linguagem de acordo com a faixa etária destes;
·         Discussão dialógica acerca dos textos selecionados e atividades de análise e interpretação desses textos;
·         Sensibilização dos alunos a respeito do teatro e da música, através de aulas expositivas, de maneira demonstrar a importância desses gêneros para a formação cultural dos alunos;
·         Realização de ensaios de peça teatral e do coral, sendo que a apresentação musical será em forma de capela;
·         Organização do espaço para as apresentações artísticas.

7.    CULMINÂNCIA

Realização das apresentações no dia 16/05/09, no C. E “ Santos Dumont” , no turno matutino, onde serão apresentados os resultados do projeto proposto de acordo com a metodologia apresentada acima

8.    AVALIAÇÃO

O processo avaliativo será efetivado ao longo de toda dinamização do projeto, observando o nível de participação e interesse dos alunos na execução das atividades, ou seja, durante a aula expositiva, os ensaios e a apresentação.

9.    REFEREÊNCIAS

ANDRADE, Mário de. Ensaio de música brasileira. 3 ed. São Paulo: Martins, INL, 1972.
MOISÉS, Massuad. A criação literária. Prosa literária. Pros II. 16 ed. São Paulo: Cultrix, 1988.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 2003.



  • NOTA: Nesta atividade foram  desenvolvidas as seguintes atividades: apresentação da música " Era um vez" de Sandy e Júnior com participação de Toquinho alé da  apresentação de duas peças de teatro a " Queixa dos clientes " feita pelos alunos e "A coisificação do professor" de Elizeu Arruda.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário