UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE
CAXIAS-CESC
PROJETO PEDAGÓGICO
A MÚSICA E O TEATRO COMO MOTIVADORES DA
LINGUAGEM EXPRESSIVA
CAXIAS-MA
2009
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE
CAXIAS-CESC
PROJETO PEDAGÓGICO
A MÚSICA E O TEATRO COMO MOTIVADORES DA
LINGUAGEM EXPRESSIVA
Francisca Lucilene Santos da Silva
Nara Conceição Silva oliveira
CAXIAS-MA
2009
1.
TÍTULO DO PROJETO
A
Música e o teatro como motivadores da linguagem expressiva
2.
PÚBLICO ALVO
Alunos do 7º ano do
Ensino Fundamental do turno matutino do C.E “Santos Dumont”
3.
DINAMIZADORES
Acadêmicas
ueminianas da disciplina Estágio Supervisionado do 3º Ciclo do Ensino
Fundamental.
4.
OBJETIVOS
·
Desenvolver a capacidade de comunicação nos
alunos através das linguagens verbal e não- verbal contidas na música e no
teatro, uma vez que a linguagem artística educa o corpo, suscita a emoção,
desenvolve o intelecto e o senso estético;
·
Promover o contato dos alunos com os gêneros
teatral e musical no ambiente escolar, visando ampliar seus conhecimentos a
respeito desses textos;
·
Ampliar as habilidades de leitura, melhorando
suas competências comunicativas através da interação grupal;
·
Demonstrar a importância dos gêneros teatral
e musical como recreação, mas também como contribuidores do desenvolvimento
intelectual, linguístico e humanístico dos educandos.
5.
JUSTIFICATIVA
A
linguagem artística pode ser compreendida como fator importante para o
desenvolvimento cognitivo dos educandos, uma vez que esta contribui para a
imaginação, fazendo com que se viaje sem sair do lugar, além de desenvolver a
expressão corporal, extravasar as emoções e valorizar o estético no que diz
respeito a autoestima . Sendo assim, pretende-se dentre as manifestações
artística o teatro e a música, não só por estes apresentarem a perspectiva de
uma melhor aceitação por parte dos alunos, mas por contribuírem para o
aprimoramento das linguagens oral e corporal além de proporcionar os discentes
conhecerem vários textos desses gêneros, além de trabalhar a voz, o corpo e a
mente. É importante salientar que não se tem a pretensão de formar atores ou
cantores, mas sim trabalhar a linguagem e suas possibilidades expressivas e,
ainda auxiliar no desenvolvimento do senso crítico.
O
teatro tem a capacidade de fazer com que as pessoas experimentem ouras
realidade, que sejam outros indivíduos, vivenciando novos sentimentos, como:
amor, ódio, rejeição, medo, ciúme, alegria, tristeza etc., que não são seus. O
teatro tem relação com o real, pois é a perfeita recriação da realidade em
todos seus aspectos, seja no âmbito social, econômico ou cultural. A arte
teatral é uma espécie de espelho no qual os seres humanos olham a si próprios como
afirma Peixoto (2003, p.12): “incapaz de agir diretamente no processo de
transformação social, (o teatro)
age diretamente sobre os homens, que são os verdadeiros agentes da contribuição
social”.
Partindo
do pressuposto de que o papel da escola é o de educar para avida, busca-se, com
isso, melhorar a convivência em sociedade dos educandos bem como aprimorar os
aspectos emocionais dos mesmos.
Assim
como o teatro, a música faz utilização da voz humana para expressar
sentimentos, por isso torna-se evidente a relação entre a música e a linguagem,
haja vista que estas se misturam no ato de cantar. A música vocal não pode
existir sem a linguagem, a música pode ser concebida como combinações de
palavras e sonoridade e as pessoas desse modo registram os seus sentimentos por
meio de palavras e melodia. A música não é objetiva como as palavras e, sim
sugestiva acentuando estado de alma, como comenta (Andrade, 1972, p.41) “poder
sugestivo da música é formidável”.
A
música juntamente com o teatro possui um papel social, pois através deles se
pode conhecer a história de um povo, sua cultura e seus anseios e desse modo
retratam o modo de vida das pessoas, suas crenças e seus valores. Os gêneros
teatral e musical assim com a literatura tem o poder de transformação, além de
contribuírem para humanização e socialização dos indivíduos. No que diz
respeito à música, o coral, faz com que os educandos interajam, ajudando uns
aos outros a superarem desafios, pois o coro generaliza a responsabilidade e os
sentimentos, contribuindo para o trabalho em conjunto. A realização de ações
envolvendo o teatro e a música está vinculada à linguagem, tendo em mente
trabalhar as formas de linguagem verbal e não verbal, mostrando que as artes
podem muito contribuir para o processo ensino-aprendizagem no que tange aos
objetivos da disciplina Língua
Portugesa.
6- METODOLOGIA
·
Seleção de textos que serão trabalhados com
os discentes, levando em consideração o nível de aceitação por parte deles e
que possuam linguagem de acordo com a faixa etária destes;
·
Discussão dialógica acerca dos textos
selecionados e atividades de análise e interpretação desses textos;
·
Sensibilização dos alunos a respeito do
teatro e da música, através de aulas expositivas, de maneira demonstrar a
importância desses gêneros para a formação cultural dos alunos;
·
Realização de ensaios de peça teatral e do
coral, sendo que a apresentação musical será em forma de capela;
·
Organização do espaço para as apresentações
artísticas.
7.
CULMINÂNCIA
Realização
das apresentações no dia 16/05/09, no C. E “ Santos Dumont” , no turno
matutino, onde serão apresentados os resultados do projeto proposto de acordo
com a metodologia apresentada acima
8.
AVALIAÇÃO
O
processo avaliativo será efetivado ao longo de toda dinamização do projeto,
observando o nível de participação e interesse dos alunos na execução das
atividades, ou seja, durante a aula expositiva, os ensaios e a apresentação.
9.
REFEREÊNCIAS
ANDRADE, Mário de. Ensaio de música brasileira. 3 ed. São
Paulo: Martins, INL, 1972.
MOISÉS, Massuad. A criação literária. Prosa literária.
Pros II. 16 ed. São Paulo: Cultrix, 1988.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense,
2003.
- NOTA: Nesta atividade foram desenvolvidas as seguintes atividades: apresentação da música " Era um vez" de Sandy e Júnior com participação de Toquinho alé da apresentação de duas peças de teatro a " Queixa dos clientes " feita pelos alunos e "A coisificação do professor" de Elizeu Arruda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário