quinta-feira, 7 de novembro de 2019

conexão de saberes





                              PROJETO
                        CONEXÃO DE SABERES
                          (A Multidisciplinaridade na Construção da Aprendizagem)
                               *PASSA OU REPASSA*
                     
                                                                                                         http://fundaciontelefonica.com.br
ANO I


UNIDADE DE ENSINO “ANTONIETA CASTELO”
2018



                                                                                                     

                             


UNIDADE DE ENSINO “ANTONIETA CASTELO”










PROJETO PEDAGÓGICO

CONEXÃO DE SABERES
(A Multidisciplinaridade na Construção Aprendizagem)
*PASSA OU REPASSA*















ALDEIAS ALTAS– MA
2017

 ]




UNIDADE DE ENSINO “ANTONIETA CASTELO”








PROJETO PEDAGÓGICO

CONEXÃO DE SABERES
(A Multidisciplinaridade na Construção Aprendizagem)
*PASSA OU REPASSA*

Francisca Lucilene Santos da Silva
Francisco Lima Ferreira Neto
Jovina Maria Moura de Sousa













ALDEIAS ALTAS– MA
2017


1-   TÍTULO DO PROJETO:
Conexão de Saberes (A Multidisciplinaridade na Construção da Aprendizagem) *Passa ou repassa*
   2-PÚBLICO ALVO:
       Alunos do 6º ao 9° ano dos turnos matutino e vespertino da Unidade de Ensino “Antonieta Castelo”.
3- DINAMIZADOR (A):
      Professores e coordenadores que atuam nesta Unidade de Ensino.
4- OBJETIVOS
4.1- Objetivo geral:
·         Consolidar a aprendizagem do educando através dos estudos de Linguagem, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Ensino Religioso, contribuindo para seu desenvolvimento intelectual, físico, social, linguístico e cultural.
4.2- Objetivos específicos:
·         Interagir nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital;
·         Promover o desenvolvimento do letramento matemático, definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de opiniões, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas;
·         Contribuir para a capacidade de compreensão e interpretação do mundo (natural, social e tecnológico), de modo  transformá-lo com base nas contribuições  teóricas e processuais das ciências;
·         Desenvolver por meio da contextualização marcada pelas noções de tempo e espaço, conceitos fundamentais levando em consideração as circunstâncias históricas específicas, nas quais a diversidade humana deve ganhar especial destaque, com vistas ao acolhimento da diferença;
·  Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais.
e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos, propiciando conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos;

5- JUSTIFICATIVA:
Conforme a Lei 9394/96, os currículos do Ensino do Ensino Fundamental devem abranger, o estudo de Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e da realidade social e política além da Educação Física.
Esta Lei disciplina os currículos que devem ser trabalhados nas Instituições de Ensino Fundamental, sendo assim o presente projeto tem o propósito de desenvolver o educando de modo pleno em seus aspectos linguísticos, matemáticos, social, cultural, artístico e físico consolidando o que foi trabalhado em sala de aula durante o bimestre de modo aprofundar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.
A conexão de saberes faz-se necessário, pois o aluno precisa ser desenvolvido como um todo e esse todo deve ser feito meio das partes (currículos),de maneira não esquecer que essas partes( currículos) precisam estarem interligadas entre si de modo uma complementar a outra, valorização os conhecimentos já adquiridos pelos alunos antes de chegarem a escola, principalmente os do contexto familiar para se formar  cidadãos críticos-reflexivos e consciente, levando-o a perceber  que o conhecimento nunca se esgota  e que portanto somos sempre aprendizes e que “estas práticas podem ser propostas, desenvolvidas e avaliadas de maneira articulada e envolvendo diversas áreas do conhecimento”( Santos,2015).
Em vista disso percebe-se a relevância do projeto na construção da cidadania, no desenvolvimento crítico do educando, no seu autoconhecimento, sua autoconfiança, sua autovalorização, ajudando-o a perceber-se como sujeito agente e transformador da realidade em que está inserido além de contribuir para a construção da capacidade de utilização das diferentes linguagens para a construção do conhecimento.

6-METODOLOGIA:
·         Formação de equipes mistas (alunos 6º, 7º, 8,º e 9º) sempre em números pares;
·         Eleição de dez participantes de cada equipe para representação das mesmas, levando em conta o grau de desempenho escolar dos alunos indicados;
·         Elaboração das baterias de perguntas e provas pela equipe de professores e coordenadores, considerando o nível de cada ano (6º ao 9º) de modo atender as áreas de linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Ensino Religioso;
·         A realização do projeto será desenvolvida em quatro etapas e nos seus respectivos turnos:
I-Primeira Etapa: realizar-se-á de maneira acumulativa, não havendo eliminação de nenhuma equipe, ou seja, todas as equipes passarão para a segunda fase e serão classificadas de acordo com o número de pontos obtidos por cada uma delas;
II- Continuação da I etapa seguindo o mesmo processo;
III-Semifinal: todas as equipes concorrerão entre si restando apenas uma equipe finalista (vencedora) por turno;
IV-Final: As equipes finalistas de cada turno disputarão uma final de onde sairá a equipe campeã da escola.

7-RECURSOS:
  • Troféus;
  • Medalhas
  • Xerox;
  • Caixa de som;
  • Data show;
  • Microfones;
  • Papel cartão;
  • EVA;
  • Marcador permanente;
  • Outros recursos flexíveis dependendo das provas que serão realizadas durante as quatro etapas.

8- CULMINÂNCIA:
Durante todo ano letivo, no final de cada bimestre.

9-AVALIAÇÃO:
O processo avaliativo será efetivado ao longo de toda dinamização do projeto, observando o nível de interesse, organização e participação dos alunos na execução das atividades propostas.

10-REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
SANTOS, Luciane Mulazani dos.  Integrando Saberes. In:BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Caderno Integrando Saberes. Brasília: MEC/ SEB. 2015
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ <acesso em 08/06/2018 ás 17h00minh>































                                       

ANEXOS




















v  REGRAS
O projeto “Conexão de Saberes” (A Multidisciplinaridade na construção da Aprendizagem* Passa ou Repassa*), será realizado obedecendo às seguintes regras.
1 - Os alunos inscritos deverão ser aluno regulamente matriculados na Unidade de Ensino “Antonieta Castelo”;
2 – As equipes formadas deverão ser obrigatoriamente nomeadas com nomes de personalidades das áreas de Linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, matemática e Ensino Religioso, podendo estas personalidades ser do cenário internacional, nacional ou regional;
3 – A primeira bateria da competição deverá ser a biografia (vida e obras) das personalidades cujas equipes receberam os nomes respectivamente, apresentada em linguagem verbal e não verbal;
4- O projeto realizar-se-á em três etapas e por turno;
5 - O início das atividades se dará obedecendo a ordem de sorteios;
6- Haverá três níveis para as perguntas: fácil, médio e difícil, estando estes níveis em um mesmo banco de perguntas, podendo, portanto, ser a pergunta sorteada, de qualquer nível já que estes estarão todos misturados;
7 – Uma vez realizada a pergunta as equipes confrontantes terão o direito de respondê-la ou passá-la para a outra equipe que terá o direito de respondê-la ou repassá-la para a equipe de origem;
8 - A cada resposta correta, a equipe acumulará 20 pontos ao passo que a cada resposta errada haverá supressão dos mesmos;
     9- Havendo a opção não responder por arte da equipe a mesma pagará uma prenda      sob o risco de perder pontos caso não cumpra a tarefa proposta, pontos estes que serão a metade da quantidade de pontos inicial, ou seja, 10 pontos, mas se a tarefa for cumprida ganhará os mesmos;
10– Em caso de sopro a equipe beneficiada será penalizada com perda de 10 pontos;
11– A competição será realizada entre pares de equipes nas três etapas;
12- A equipe vencedora de cada turno será a que acumular maior número de pontos ao final da segunda etapa;
13- A terceira etapa será uma disputa entre as equipes vencedoras de cada turno de onde sairá a equipe campeã da escola;



Dê-se ciência.
Cumpra-se.




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